Eu Blogueira

Hoje, começo um novo desafio depois de mais de 30 anos de profissão: ser blogueira. Eu sempre escrevi muito: estratégias, releases, discursos, roteiros de vídeo, artigos, crônicas, livros. Qual o desafio então? Não dominar ainda a técnica. Meus textos ainda são longos demais, intimistas demais, sem falar no desconhecimento do processo e jargão da área. Quando o amigo Guilherme Barreira, que está me orientando, falou que eu precisava de técnicas de SEO (Search Engine Optimization) no site, eu brinquei que entendi que eu ia ter que contratar um CEO (Chief Executive Officer).  Ou seja, é sim um grande desafio, que  vocês vão acompanhar e, espero, ajudar a superá-lo, com suas críticas construtivas.

No início da Diferencial, toda vez que algum cliente me demandava uma solução com base de TI, eu consultava o querido CAT, Carlos Alberto Teixeira, que sempre ajudava a estrategista jurássica aqui.

Portanto, desde já, para compensar possíveis derrapadas no processo, eu deixo de presente, para aqueles que quiserem ler, o meu livro Humanos Institucionais - Crônicas do Universo Executivo. Basta clicar o botão de download na capa do livro. Não se assustem, pois ele é bem fino!

Para inaugurar nossa troca de ideias, publico dois posts, que são “resumos” de textos que publiquei em outros dois livros. Eles são apenas o pretexto, o pontapé inicial para a discussão de temas sempre polêmicos no mundo corporativo. É o debate com vocês que vai tornar este Blog diferenciado!

 

 

 

 

 

Clique Abaixo para fazer o download:

 


UM NATAL E 2017 DE PASSINHOS SOLIDÁRIOS

Leia Todo o Artigo >>

 
 

No Cinema com a Mídia


A série de posts chamada “No cinema com a mídia”,  vai debater o relacionamento com a mídia a partir de cenas de grandes filmes. Eu e meu amigo cinéfilo Marcus Vinícius Nascimento  estamos selecionando uma série de filmes com grandes lições, os quais vamos recomendar. Desde Truth (Conspiração e Poder), Spotlight, ambos ainda em cartaz no Now, pelos quais vamos começar, até clássicos como Todos os Homens do Presidente e Rede de Intrigas, além de algumas raridades como A Montanha dos Sete Abutres, um filme de Billy Wilder, com Kirk Douglas rapaz. A lista é enorme.
Portanto, vá comprando a pipoca de micro-ondas.


 

NO CINEMA COM A MÍDIA APRESENTA: "A montanha dos sete abutres"

Como prometido, estamos iniciando hoje o debate do segundo filme de nossa série "No Cinema com a Mídia : A Montanha dos Sete Abutres", em homenagem ao grande Kirk Douglas que completou 100 anos dia 9 de dezembro agora.

Leia Todo o Artigo >>


 

NO CINEMA COM A MÍDIA APRESENTA: "TRUTH"

Como prometi, estamos iniciando hoje nossa série No Cinema com a Mídia com o filme Truth, que em português foi lançado com o título Conspiração e Poder, que não traduz tão bem a essência do filme.

Leia Todo o Artigo >>


 

POR QUE PAROU? PAROU POR QUÊ?

Não é de se estranhar que muitos tenham feito essas perguntas. Afinal, esse é o segundo post de 2016, ou seja, nove meses depois do primeiro. Dava para gerar um filho, escrever um livro, o Woody Allen fazer um ou dois filmes... , mas a Mônica Medina escreveu um post só.


Leia Todo o Artigo >>


 

2016: Um ano previsível?

Esse é o primeiro post do ano. Feliz 2016! Todos dizem e tudo leva a crer que vai ser um ano difícil... Porém, por mais que façamos projeções,análises de cenários, a vida tem sempre a capacidade de nos surpreender para melhor ou pior.             

Leia Todo o Artigo >>


 
DSC_0001.JPG

 Convite Natal Solidário

A diferencial compartilha com todos os nossos clientes e amigos os enfeites da nossa arvore de Natal, desenhados pelos pequenos do Solar Meninos de Luz, de quem temos a alegria de ser Padrinhos de Coração. Desejamos que 2016 seja repleto de amo e paz como nos corações desenhados pelas crianças.

Leia Todo o Artigo >>


 
shutterstock_29540548.jpg

COMO COMUNICAR AS DEMISSÕES EM UM CENÁRIO DE CRISE SEM PERSPECTIVAS DE RECOLOCAÇÃO?

 

Já desenvolvi vários processos de comunicação para grandes reestruturações e desligamentos em massa, devido a cenários de crise ou processos de privatizações e fusões de empresas. 

 Leia Todo o Artigo >>


 
email.JPG

COMO DIMINUIR A INVASÃO DO TRABALHO  NA SUA VIDA PESSOAL?

Quanto tempo sobra no seu dia a dia de trabalho para a vida pessoal? A resposta é fácil: muito pouco. Seja dentro das empresas ou no seu próprio negócio, todos estamos trabalhando muito mais do gostaríamos, com perdas significativas de qualidade de vida. 

 Leia Todo o Artigo >>


 

Com os desligamentos das empresas perdemos ou recuperamos a identidade  de nascença?

Neste momento de crise econômica, quando tantos altos executivos estão sendo demitidos, muitos estão sofrendo o problema da perda da identidade. Quantas vezes você foi apresentado ou apresentou um amigo como sendo o “Fulano da Empresa X”? O sobrenome corporativo é algo que acompanha nossa trajetória profissional. Não é fácil largar o possessivo “da empresa X”.

Leia Todo o Artigo >>


 

Existe Espaço para a Emoção no Mundo Corporativo?

No meu último post, com o título,Quando a reputação da Empresa vai para o CTI, o amigo Josier Vilar, empresário na área de saúde, comentou sobre a importância dos gestores da área de saúde “conduzirem os problemas com método e disciplina, sem perder a compaixão, fundamento essencial da medicina.” Então veio a ideia de debater com vocês sobre como a cada dia fica mais difícil preservar nossa dimensão humana no universo corporativo como um todo, não apenas na área de saúde.

 Leia Todo o Artigo >>


 

DISCUTINDO A RELAÇÃO COM A MÍDIA

O relacionamento com a mídia não é muito diferente de outras relações que estabelecemos ao longo de nossas vidas. O sucesso desse processo, como em toda relação, depende da capacidade de entendermos como pensa e o que move o outro.

Toda vez que inicio um media training ou uma palestra sobre o relacionamento com jornalistas, deixo claro para os participantes, que meu papel não é defender nem acusar a conduta dos jornalistas, mas apenas mostrar como eles são e como desempenham seu trabalho. Não há como estabelecer uma relação positiva, partindo de ideias preconcebidas, premissas romantizadas ou teorias conspiratórias.

 

O jornalista tem as mesmas aspirações de qualquer profissional. Quer desenvolver um bom trabalho, ser reconhecido, viajar com a família nas férias, trocar de carro... Partir do pressuposto que aquele profissional é movido apenas por ideologia ou que sua razão de viver é persegui-lo ou destruir a imagem de sua empresa é, no mínimo, excesso de auto referência.

 Leia Todo o Artigo >>


 
clinica

Gerenciamento de crises

QUANDO A REPUTAÇÃO DA EMPRESA VAI PARA O CTI 

Hoje, quando falamos de boas práticas de governança corporativa não podemos esquecer da capacidade das empresas em evitar e gerenciar crises operacionais  e reputacionais, já que estas podem impactar a percepção positiva quanto a responsabilidade sócioambiental das corporações. 

 

Há 12 anos, dedico grande parte do meu tempo ao planejamento e implantação de processos de prevenção e gerenciamento de crises de meus clientes dos mais diversos setores empresariais. 

De certa forma, a minha profissão tem muitas semelhanças com a de vários especialistas da área de saúde. As crises – como os infartos, os trabalhos de parto, as convulsões – não têm hora marcada para acontecer. Mas, é claro que, até para agravar as suas soluções elas costumam começar de madrugada, nos finais de semana e vésperas de feriados.

 Leia Todo Artigo >>