Comunicação Interna

Quando o ouvir é mais importante que o emitir

Cada vez mais a Comunicação Interna é vista como um processo estratégico dentro das empresas, pois ela promove a integração entre os colaboradores e o comprometimento com os valores e objetivos estratégicos. Quanto mais os profissionais estiverem bem informados, motivados e compartilhando os valores e cultura organizacionais, mais envolvidos com o desafio da empresa estarão. Nossas ações de Comunicação Interna, Endomarketing e Endobranding  sempre são pautadas por uma Auditoria de Comunicação, e são baseadas nas seguintes premissas:

       As ações e os canais de comunicação interna têm que promover a clareza dos objetivos e valores da organização, estimulando a introspecção e a busca dos mesmos por todos os funcionários. 

       A comunicação interna deve ser segmentada com foco no receptor, isto é, planejada a partir das necessidades de informação do receptor. 

      A comunicação interna tem de ser proativa, ágil e dinâmica, para evitar os gaps de informação que costumam ser preenchidos pelos boatos, ou seja, a “rádio corredor”. 

          A ênfase do processo de comunicação interna deve ser no face a face, que permite maior participação dos funcionários – na forma de sugestões, críticas, avaliações –, facilitando a internalização dos conceitos. 

         O processo de comunicação tem de ser monitorado de forma a mensurar sua eficácia (índice de relevância do processo de comunicação para o negócio).


Serviços

         Realizar Auditoria de Comunicação com grupos focados, e com base nas melhores práticas do mercado verificar: Estrutura/Governance; Fornecedores/Operacionalização; Veículos/Comunicação Formal; Comunicação Informal e Indicadores/Diretrizes.

         Definir as estratégias, políticas e as melhores práticas  para os gaps identificados.

         Criação e Implementação das Diretrizes de Comunicação Interna a serem seguidas e reforçadas pelas áreas de Comunicação Interna de todos os Negócios do Grupo.

         Criação de diretrizes  para o Processo de Aprimoramento de Comunicação Informal para que os profissionais de comunicação dos Negócios possam treinar os gestores para exercerem o cascateamento das comunicações em suas empresas. Esse treinamento pode ser ministrado pela própria Diferencial.

         Criar indicadores que demonstrem a relevância do processo de comunicação para o negócio.