Fundadora

Mônica Medina, consultora estrategista, graduada em Comunicação Social/Relações Públicas pela UERJ, com pós-graduação em Marketing pela PUC, com mais de 30 anos de experiência em Comunicação Empresarial e Marketing fundou a Diferencial em dezembro de 1984. Quando tomou essa decisão tinha 33 anos, mas ampla experiência em Gestão Empresarial e Gestão de Recursos Humanos, pois começou cedo sua carreira como gerente da Divisão de Promoções do Banco Nacional no período de novembro de 1982 a agosto de 1986, a partir de quando passou a gerenciar a área de Comunicação/Relações Institucionais da Companhia Atlantic de Petróleo, até dezembro de 1994. Sendo que de 1989 a 1994, além de suas atividades na Atlantic, coordenou o Grupo de Relações Externas do Sindicom - Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes.

Portanto, quando resolveu ''mudar de lado do balcão'', embora fosse jovem, já conhecia bem o mundo corporativo e sabia que tipo de consultoria o mercado almejava: aquela com o atendimento diferenciado, que ela sempre sonhou quando era executiva...

 


Quem somos?

Com 20 anos, de atuação não só no mercado brasileiro, a Diferencial se consolidou como uma das principais empresas do país de planejamento estratégico e implementação de processos de gerenciamento e prevenção de crises, relacionamento institucional, assessoria de imprensa estratégica, comunicação interna, reestruturação positiva, mudança/transformação cultural, gerenciamento de mudanças, reforço de imagem corporativa, programas de continuidade do negócio, sempre com foco na reputação institucional.

Para desempenhar todos esses trabalhos, a Diferencial conta, além do atendimento pela fundadora estrategista, com um Dream Team de colaboradores e parceiros de diversas áreas de atuação: jornalistas seniores, com passagens pelos mais importantes veículos de comunicação do país, relações públicas, designers, advogados, consultores médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, especialistas em TI e engenheiros capazes de ajudar os clientes nas demandas de comunicação e relacionamento institucional do dia a dia e durante a aplicação de treinamentos de gerenciamento de crises e  situações de crise instalada. Essa diversidade  e excelência dos profissionais envolvidos garantem  o sucesso na implementação das ações e estratégias.

A Diferencial tem experiência internacional, tendo desenvolvido trabalhos para a Vale em vários países como  Peru, Chile e Moçambique; para a Shell  Malásia (Programa de Transformação); para Cargill na América Latina (Clarity -Cargil Latin American Regional Integration And Transformation Initiative), além de Campanhas de Comunicação para as unidades da Ambev na América Latina (Argentina, Uruguai e Venezuela).


História

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Uau! De repente me dei conta de que a Diferencial, no final de dezembro passado, completou 20 anos. Parece que foi ontem que eu, na época com 33 anos, tinha tomado a decisão de deixar o mundo corporativo e abrir meu próprio negócio.

Estamos falando de 1994, quando ainda não era usual o empreendedorismo, tanto que eu nunca fui considerada uma new entrepreneurial, mas uma jovem executiva ousada, inovadora e sonhadora. E a Diferencial nasceu desse sonho de criar uma consultoria de comunicação diferenciada na forma de atendimento, sempre pela estrategista e com o foco voltado para a preservação da reputação institucional a partir do conhecimento, relacionamento e engajamento com os diversos públicos de interesse.

Desde o início, havia a certeza de que a precisão das nossas estratégias estava na capacidade de entender e responder às aspirações, críticas, demandas e desejos das pessoas: colaboradores, clientes, acionistas, fornecedores, sindicalistas, autoridades, Ministério Público, jornalistas, políticos, líderes comunitários, lideranças religiosas, acadêmicos, ONGs, movimentos sociais e sociedade em geral.

Comecei comprando com o dinheiro ganho na saída da multinacional de petróleo na qual trabalhava, uma pequena sala no Edifício Cândido Mendes e uma luminária de bolinhas de gude para enfeitar uma sala que ainda não tinha móveis. A segunda peça foi uma mesinha para colocar a luminária. Depois vieram as mesas, as cadeiras e os computadores das três pessoas que cabiam na sala: a secretária, um estagiário e eu. É claro que esse meu senso de prioridade causou certo espanto na época.

Eu achava que essa estrutura seria adequada para os primeiros anos de uma pequena consultoria. Porém, em três meses eu já havia vencido grandes concorrências na Brahma e na Shell, e para atender os novos clientes, contratei uma equipe de redação e programação visual. Para alojar o novo pessoal eu resolvi, ao invés de locar uma sala no próprio Edifício Cândido Mendes, locar estações de trabalhos na produtora de vídeo Magnetoscópio, de meu amigo Marcelo Dantas, parceiro antigo em vários trabalhos na área de vídeo. Todos questionaram aquela decisão, uma vez que a Magneto ficava em Copacabana e eu ficava dividindo meu tempo entre o Centro e Copa.  Eu sempre dizia que eu queria que a equipe respirasse o mesmo ar que o Marcelo, que era a pessoa mais inovadora que eu conhecia. Foram anos de muitos Prêmios Aberje. (clique para ver mais)

Depois a Magneto ficou pequena para nós dois, a produtora foi para a Gávea e a Diferencial se mudou para a Torre do Rio Sul e depois para a Barra da Tijuca. Em 2007 fui convidada para ser responsável pela área de PR de um Grupo Global de Publicidade no Rio de Janeiro, e em 2014 voltei para a sede da Diferencial na Barra.

 

Nesses 20 anos, a Diferencial cresceu, criou metodologias avançadas de relacionamento institucional, de mensuração do retorno de estratégias de comunicação interna, de auditoria de imagem, sistemas sofisticados de gerenciamento de fatores críticos para prevenção de crises, de monitoramento de redes sociais, etc.

Mas a resposta para o segredo do sucesso desses 20 anos está naquele sonho, propósito, que foi traçado lá atrás, em 1994 de ''criar uma consultoria de comunicação diferenciada na forma de atendimento, sempre pela estrategista, e com o foco voltado para a preservação da reputação institucional a partir do conhecimento, relacionamento e engajamento com os diversos públicos de interesse”.

 

Para que eu nunca me esqueça desse propósito, aquela luminária de bolinhas de gude continua acesa ao lado de minha mesa, para não deixar morrer, dentro de mim, aquela jovem executiva ousada, inovadora e sonhadora.

 

Este site foi feito por e para vocês, clientes amigos, que construíram conosco esta história de sucesso!